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O contexto é necessário para estabelecer se qualquer atividade teórica ou
prática é intrínseca ou instrumentalmente valiosa. Se a divisão entre atividades
teóricas e práticas é espúria, o que explica sua persistência? Afinal, como
mostrado acima, o debate entre os conceitos teóricos e práticos da faculdade já
dura séculos. Dewey argumenta que a raiz da divisão é cultural, e não filosófica.
O contexto social em que se desenvolveu a distinção filosófica entre teoria e
prática apresentava uma nítida divisão entre as classes trabalhadora e ociosa,
com os filósofos tendendo a ser desta última.
Essa antiga divisão social daqueles que fazem trabalho predominantemente
prático e predominantemente teórico manteve a ilusão de que as próprias
atividades são contrárias e que as atividades teóricas, mas não as práticas, têm
valor intrínseco. Dewey argumenta que em uma sociedade verdadeiramente
democrática, a divisão seria impossível de ser mantida, pois tal sociedade seria
aquela “em que todos compartilham de um serviço útil e todos desfrutam de um
lazer digno”. ideal, um compromisso com os princípios democráticos deve
desestabilizar a suposição de que teoria e prática são atividades contrárias.
Como argumentei, a raiz do debate entre os dois conceitos de faculdade que
descrevi é a divisão entre teoria e prática como tipos contrários de atividade. Unifeb encontrar faculdade de agronomia

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